10/09/14

Regulamento 2014


1º - Definição e âmbito de aplicação
O presente regulamento aplica-se ao evento competitivo de ornitologia desportiva denominado IV Monográfica Internacional Terras de Portugal - One Day Show Arlequim Português 2014, organizado pelo Comité de Exposição, Clube Ornitológico de Setúbal, Clube Ornitológico de Tondela, e apoiado, pelo Clube do Canário Arlequim Português.

2º - Local e data de realização
A IV Monográfica Internacional Terras de Portugal - One Day Show Arlequim Português, terá lugar no Antigo Mercado Municipal de Tondela, em Tondela, concelho de Tondela, distrito de Viseu, sito na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 3460 – 550 Tondela, no dia 12 de Outubro de 2014.

3º - Organização e gestão
A organização da exposição é da exclusiva responsabilidade do Comité de Exposição, que constituirá, a Comissão de Organização, e autorizará, os demais colaboradores devidamente identificados.

4º - Corpo de Juízes
O corpo de juízes será formado pelos senhores Juízes, Rui Vale e Paulo Maia.

5º - Expositores
Serão admitidos como expositores criadores de Arlequim Português de nacionalidade portuguesa ou estrangeira. Todos os expositores deverão indicar o seu número de criador, comprometendo-se a autorizar o Comité de Exposição a efetuar todas as diligências que considere necessárias à sua verificação.

Os expositores participam na competição de forma amadora e exclusivamente com objetivos de índole recreativa. Pelo ato de inscrição, os expositores tomam conhecimento deste regulamento e renunciam ao direito a qualquer indemnização. Os expositores comprometem-se a aceitar as decisões da organização, bem como as decisões do corpo de juízes.

6º - Aves a concurso
Apenas será admitida a inscrição de Arlequim Português portadores de anilhas oficiais do próprio criador.

7º - Inscrições, classes e categorias
O preço de inscrição de cada ave é de 2,00 euros, a pagar no ato de entrega da inscrição. A inscrição das aves será realizada por e-mail até ao dia 05 de Outubro de 2014 ou por carta até dia 01 de Outubro de 2014 (data de carimbo CTT), datas a partir das quais respetivamente não poderá ser aceite qualquer inscrição.

A inscrição só será válida se efetuada na respetiva ficha de inscrição (disponível no site), dentro das classes enunciadas e depois de liquidado o valor das aves a inscrever.

Classe e Designação
1 - Arlequim Português Par, Macho Adulto
2 - Arlequim Português Par, Fêmea Adulto
3 - Arlequim Português Par, Macho Novo
4 - Arlequim Português Par, Fêmea Novo
5 - Arlequim Português Poupa, Macho Adulto
6 - Arlequim Português Poupa, Fêmea Adulto
7 - Arlequim Português Poupa, Macho Novo
8 - Arlequim Português Poupa, Fêmea Novo

Adulto = ano da anilha anterior a 2014
Novo = ano da anilha é 2014

Não é permitido alterar a classe de inscrição das aves no dia da sua entrega. È permitida a substituição de uma ave por outra da respeitava classe, sendo obrigação do criador informar no ato da inscrição a Comissão de Organização, por forma a atualizar a identificação da gaiola de exposição respetiva.

As inscrições estão limitadas ao máximo de 350 aves.

8º - Catálogo
 Será editado um catálogo a entregar a todos os expositores, que para o efeito pagarão 5 euros no ato de inscrição das aves. Serão disponibilizados catálogos adicionais para os interessados ao preço de 7,5 euros mais portes de envio.

9º - Gaiolas
Serão utilizadas gaiolas para canários de cor, tipo cartão, sem qualquer identificação, com exceção a publicidade. A gaiola não poderá ter qualquer elemento identificativo do criador. O fundo da gaiola estará coberta com alpista. Os bebedouros permitidos são os exteriores, de cor branca e semicirculares tipo cilíndricos, transparentes e com base branca.

10º - Entrega das aves
As aves serão entregues nos dias 11 de Outubro de 2014, das 16:30 horas às 19 horas e no dia 12 de Outubro de 2014 das 7.00 às 8.00 horas no local da Exposição. No ato de entrega das aves será verificado o seu estado sanitário, sendo recusada a aceitação de aves que não se encontrem em estado satisfatório.

11º - Julgamentos e classificações
O julgamento e as classificações decorrerão no dia 12 de Outubro de 2014, das 9h00 às 13h00. O julgamento será feito à maneira britânica: o juiz compara as aves e coloca-as, dentro de cada classe, do primeiro ao sétimo lugar.

Seguir-se-á uma seleção por comparação entre os vencedores de classe (infra descrito), apurando assim os Best´s, o Best in Show e o Best Oposto in Show.

Até ao fim da classificação e show as gaiolas só terão uma etiqueta numerada com o número da gaiola e anilha da ave.

Embora as decisões do juiz depois de tomadas não possam ser alteradas, este estará no recinto da exposição para responder às questões colocadas por todos os interessados. Para tal efeito, os interessados deverão contactar os elementos da organização.

Durante o período de julgamento, é permitida a presença de pessoas para assistirem ao trabalho do juiz, desde que permaneçam ordeiramente nos lugares indicados pela organização.

12º - Prémios (ver anexo 1 - definições)

Roseta Best in Show
ao Best Arlequim Português do Show
ao Best Arlequim Português Oposto do Show
ao Best Arlequim Português Par Macho
ao Best Arlequim Português Par Fêmea
ao Best Arlequim Português Poupa Macho
ao Best Arlequim Português Poupa Fêmea

Roseta de Classificação aos Arlequim Português
classificados na respetiva classe,
entre o 1º Lugar e 3º Lugar (roseta especial de classificação),
entre o 4º e 7º Lugar (roseta tradicional de classificação).

Medalha Criador + Pontuado do Show
ao criador mais pontuado do Show, 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar.

Roseta Canário Arlequim Português
Para o criador, que no mesmo ano, seja Best in Show e 1º Criador + Pontuado do Show

Troféu Best In Show
Ao Best Arlequim Português do Show
ao Best Arlequim Português Oposto do Show
ao Best Arlequim Português Par Macho
ao Best Arlequim Português Par Fêmea
ao Best Arlequim Português Poupa Macho
ao Best Arlequim Português Poupa Fêmea

Troféu para Criador + Pontuado
 ao criador mais pontuado do Show, 1º Lugar, 2º Lugar e 3º Lugar.

Troféu Canário Arlequim Português
Para o criador, que no mesmo ano, seja Best in Show e 1º Criador + Pontuado do Show

Prémio de Participação
Serão atribuídos a todos os Expositores participantes na IV Monográfica Internacional Terras de Portugal - One Day Show Arlequim Português 2014.

13º - Alimentação, gestão e disposição das aves na exposição
A alimentação das aves, a sua gestão e disposição durante o campeonato é da exclusiva responsabilidade da organização, que procurará assegurar as melhores condições de instalação e alimentação de todas as aves presentes, bem como a adequada vigilância e segurança. O Comité de Exposição e o C.O. Setúbal não poderão ser responsabilizados por qualquer acidente, morte ou roubo de qualquer ave.

14º - Horário de abertura ao público
A exposição estará aberta ao público, das 09h00 às 13h00 – Julgamentos, e dás 15h00 horas às 17h00 – Exposição, do dia 12 de Outubro de 2014.

15º - Entrega de prémios
A entrega de prémios efetuar-se-á no dia 12 de Outubro de 2014 (previsão 16H00).

16º - Devolução das aves
O levantamento das aves será efetuado no dia 12 de Outubro de 2014 (previsão a partir das 17H00), prioritariamente para os expositores que residam em locais mais distantes, considerando-se depois a ordem de chegada das inscrições à organização.

17º - Encerramento
A exposição será encerrada com a devolução de todas as aves.

18º - Apoios
Criadores: Pode ser dado apoio simbólico á Comissão de Organização, através de referências ao criador e ao seu Canaril, com o seu Cartão no site da Exposição e Catálogo, pelo valor unitário de 7,50 Euros (contatar Comissão de Organização), durante um ano.
Obs: apoio gratuito, para criadores com 20 ou mais aves inscritas.

Entidades: Pode ser dado apoio simbólico á Comissão de Organização, através de referências á Entidade e aos seus Serviços, com o seu Cartão no site da Exposição, Catálogo (durante um ano) e Colocação no Espaço da Exposição, (contatar Comissão de Organização).

19º - Gaiolas em Exposição
 Pode ser solicitado á Comissão de Organização, pelo criador, a retirada da sua gaiola do expositor, para efetuar uma fotográfica de recordação. A retirada e recolocação da gaiola deve ser efetuada pelo um elemento da Comissão de Organização. O mesmo procedimento deve ser efetuado, quando um criador solicitar a presença de um Juiz para se pronunciar sobre qualquer questão relacionada com qualquer uma das aves expostas.

20º - Omissões e casos não previstos
Os casos não previstos são resolvidos por decisão do Comité de Exposição tendo em conta o disposto na lei geral Portuguesa.

Anexo 1 – Definições (12º - Prémios)

Prémio de Participação
Serão atribuídos a todos os Expositores participantes na IV Monográfica Internacional Terras de Portugal - One Day Show Arlequim Português 2014.

Roseta de Classificação
aos Arlequim Português classificados na respetiva classe, entre o 1º Lugar e 3º Lugar (roseta especial de classificação), entre o 4º e 7º Lugar (roseta tradicional de classificação).

Troféu e Rosetas dos Best´s (I)
Troféu e Roseta ao Best Arlequim Português Par Macho
Escolhido por comparação entre a ave da Classe 1 e 3

Troféu e Roseta ao Best Arlequim Português Par Fêmea
Escolhido por comparação entre a ave da Classe 2 e 4


Troféu e Roseta ao Best Arlequim Português Poupa Macho
Escolhido por comparação entre a ave da Classe 5 e 7

Troféu e Roseta ao Best Arlequim Português Poupa Fêmea
Escolhido por comparação entre a ave da Classe 6 e 8

Troféu e Rosetas dos Best´s (II)
Troféu e Roseta ao Best Arlequim Português Par
Escolhido por comparação entre a ave vencedora Best Arlequim Português Par Macho e Best Arlequim Português Par Fêmea

Troféu e Roseta ao Best Arlequim Português Poupa
Escolhido por comparação entre a ave vencedora Best Arlequim Português Poupa Macho e Best Arlequim Português Poupa Fêmea

Troféu e Rosetas dos Best in Show e Best in Show Oposto (III)
Troféu e Roseta Best in Show ao Best Arlequim Português da Exposição Melhor ave do Show
escolhida por comparação Best Arlequim Português Par e o Best Arlequim Português Poupa

Troféu e Roseta Best in Show Oposto ao Best Arlequim Português Oposto da Exposição Melhor
ave Oposta por oposição ao Best in Show

Ex: se o Best in Show for um Arlequim Par, o Best in Show Oposto será o Poupa

Troféu e Medalha Criador + Pontuado do Show
ao criador mais pontuado do Show - 1º Lugar; 2º Lugar; 3º Lugar

Em caso de igualdade, utiliza-se o seguinte critério de desempate:
1- Por classificação, quantidades de 1º lugares, 2º Lugares, etc..
2- Por Best; Best in Show, Best Oposto in Show, etc.


3- Por comparação entre duas aves de ambos os criadores pontuadas com a melhor classificação ( ex: dois primeiros lugares ), sendo esta igual entre si. Decisão da melhor ave da responsabilidade dos Juízes.

Pontuação
1° Class 10 Pontos
2° Class 8 Pontos
3° Class 6 Pontos
4° Class 4 Pontos
5° Class 3 Pontos
6° Class 2 Pontos
7° Class 1 Pontos

Troféu e Medalha Canário Arlequim Português
Para o criador, que no mesmo ano, seja Best in Show e 1º Criador + Pontuado do Show


Sem comentários: